quarta-feira, dezembro 9

O meu testemunho....


Olá hoje resolvi deixar aqui um testemunho sobre o que se tem passado comigo.

Para começar devo dizer que eu e os hospitais somos tu cá tu lá,nos ultimos cinco anos enquanto a maioria faz as malas para viajar ,eu  faço para passar uns dias no hospital,em 2004 fui operada á barriga  tirei utero ovários foi tudo passear,como sou uma rapariga cheia de sorte as outras mulheres geralmente ao fim de oito dias estão a recuperar bem,eu voltei para o hospital,deixaram-me uma veia mal soldada,tive que estar um mês em casa na cama em repouso por causa das hemorragias,no ano seguinte fui operada ás duas mãos ao canal carpio,em 2007 sentia-me  muito doente fiz exames a quase tudo,montes de análises e não se descobria nada,foi-me diagnosticada uma depressão,nesse ano fiz a mamografia de rotina no dia 31 de Outubro de 2007,era para ir sózinha pois o meu marido teve que ficar com o Rafael que estava doente,mas o meu filho mais novo estava de ferias e foi comigo e a minha nora,deixaram-me na clinica,foram dar uma volta e eu depois ia ter com eles ao carro,quando o medico me mandou repetir a mamo,mas desta vez muito mais apertada desconfiei logo,quando entrei no consultório perguntei-lhe,doutor há problemas,ele foi muito sincero e disse logo que sim e não era para eu descansar,tinha que ir já ao médico,escusado será dizer que sai de lá a chorar,na altura só pensei duas coisas,que não ia ver o meu menino crescer e como ia dizer á minha Mãe e o que seria dela sem mim,sou filha unica,chorei até ao carro,as pessoas ficavam a olhar para mim ,mas eu não conseguia evitar,quando me sentei no banco não consegui sequer falar,é claro que eles também ficaram em estado de choque.
Cheguei a casa tive que me fazer forte,nunca deixei o meu menino me ver chorar,nem sem cabelo,quero que ele tenha sempre a recordação da avó Natália alegre.
A partir dai começaram os exames as consultas,o tumor era muito pequenino,o medico dizia que não devia precisar de quimio,todos os medicos e se admiravam como aquele medico da mamo+eco,tinha descoberto uma coisa tão pequenina,nunca se conseguiu encontra-lo com a mão,fui operada em janeiro de 2008,entrei muito confiante para a cirurgia ,não sabendo o que me esperava.,no dia seguinte o medico foi falar comigo e disse-me ...desta vez fui bem enganado o teu tumor era muito pequenino mas é mau tinhas 3 gânglios já infectados e tiramos-te 11 debaixo do braço,mais um balde de agua gelada que eu levei,e mais choro,ele falou com a psicóloga e a partir desse dia tenho tido sempre acompanhamento psicológico,em Fevereiro fui para oncologia a primeira coisa que vi o medico escrever foi..MAU PROGNÓSTICO,comecei logo os tratamentos,6 sessões de quimio,30 de radioterapia e herceptin,comecei logo a tomar os comprimidos dos cinco anos o Aromasin,pois o caso era mesmo grave,como os meus marcadores não desciam ,fiz muitas tacs e ressonancias a varias coisas, não acusava nada,então fui fazer uma PET,exame de corpo inteiro para descobrir se havia celulas malignas nalgum sitio,novo balde de agua fria,cancro na tiroide em Outubro do mesmo ano ainda a fazer tratamentos para a mama fui operada,passei muito mas muito mal,penso que foi o pior dia da minha vida,as veias rebentavam,inchei toda,estava muito fragilizada e cansada devido aos tratamentos da mama estive quase para ser ligada á máquina,mas lá me aguentei,tanto eu como a minha familia pensaram que naquele dia eu..............não gosto de dizer a palavra.
Este ano em Fevereiro estive três dias em isolamento no I.P.O. a fazer iodo radioactivo para eliminar qualquer resto que pudesse ficar da tiroiede,acabei os tratamentos da mama em Março.
Em  Maio apareceu-me dois  sinais nas costas,mais uma cirurgia ,o prognóstico era cancro da pele,Graças a Deus desta vez deu negativo.Os meus marcadores tumorais nunca andam bons,mas já se chegou á conclusão que é mesmo o meu corpo que é assim, agora faço analises podem estar altos na próxima análise já podem estar baixos,mas todos estes problemas me levaram ao fundo do poço, no meio disto tudo veio uma grande depressão que demorei muito tempo a admitir que tinha,agora sou acompanhada por psicóloga e psiquiatra.
Neste momento sinto-me bem ,com a ajuda de dois anti depressivos por dia,mas uma ajuda que para mim foi a melhor coisa que me aconteceu,foi ter entrado neste mundo virtual,que para mim é muito verdadeiro e ter feito um blog,encontrei tantas amizades que nunca me passou pela cabeça que isto me viesse a acontecer,as vossas visitas,o vosso carinho,os vossos comentarios,são a razão de eu me levantar todos os dias bem disposta e aqui passar tanto tempo.

Sou uma pessoa alegre ,aqui sou como na minha vida,ao pé de mim ninguem está triste,eu é que dou força á familia e á minha Mãe,que a unica mágoa que vou sentir sempre é ter-lhe dado este desgosto e por a ter feito passar por isto tudo,embora escondendo tudo o que podia ser escondido.
Havia mais coisas para contar,os medos as incertezas quanto ao futuro.o sofrimento!!!!Mas por agora chega .

Desculpem-me se alguém não gosta de ler estas coisas mas já varias amigas tinham pedido para o fazer,tenho pensado muito se devia ou não,pois gosto que  tenham uma imagem de mim diferente desta mulher que aqui estou hoje a mostrar.
Obrigado pelo vosso carinho pela vossa amizade e pela ajuda que me dão todos os dias,e acreditem.
......................................................SOU FELIZ..........................
Beijinhos.

34 comentários:

  1. Natália, fizeste bem em contar, só quando nos conhecemos melhor, podemos ser verdadeiros apoios. Claro que vais fazer chorar toda a malta, como me fizeste a mim, mas continuo a ver-te como uma mulher alegre e positiva. Se assim não fosse, como poderias ter passado por tudo isto e seres a pessoa que és hoje?
    Um grande beijinho, com muita admiração, respeito e amizade,
    TeresaP
    (é nestes momentos que percebo que me queixo demais)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Natália

    como fiquei sem palavras, apenas te deixo estas
    ÉS UMA ENORME GUERREIRA
    beijinhos de quem gosta muito de ti
    ..

    ResponderEliminar
  3. Olá passei para conhecer o seu blog, força e muita saúde.
    Aproveite ao máximo a vida que Deus lhe deu e seja feliz, nada de se sentir magoada por estar doente, a sua mãe foi quem lhe deu o "ser", não fique com esse peso na sua consciência de que a está a fazer sofrer, ninguém tem culpa, seja feliz, força, coragem a vida é para ser vivida e "depois da tempestade vem a bonança", beijo

    ResponderEliminar
  4. Natália, Querida Nátália

    Conseguiste o dificil, que eu ficasse com a lágrima no olho, não por pena , mas pela grande ADMIRAÇão que tenho por ti.
    ès uma GRANDE MULHER....

    Obrigada por partilhares conosco.
    Continua A SER FELIZ

    Beijinhos de quem gosta muito de ti.

    ResponderEliminar
  5. Meu Deus, quem não gosta de ler uma história de vida!
    Quem não gostou de ler as tuas palavras?!

    Não tenhas mágoa em relação á tua mãe... ela sabe que tu não tens culpa.

    Beijinhos (pela IC 13) que chegam mais depressa

    ResponderEliminar
  6. Querida Natália,
    Este testemunho só demonstra a Guerreira que é...
    Deixo a admiração e um beijinho muito muito grande com carinho.

    ResponderEliminar
  7. Como disse a Genine este testemunho vem comprovar que és uma Guereira.
    E agora há que continuar a pensar positivo e a seguir em frente. E continuar a ser brincalhona porque isso reflecte-se no teu estado de espírito e é muito saudável.
    Nós estamos por aqui para continuarmos a "puxar" pela "boa energia e positividade".
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. angelina14:23

    boa tarde Natàlia sua marota
    fizeste bem em falar às amigas deve-se contar tudo.
    eu gosto muito de ti porque ve-se
    que ès uma pessoa boa e corajosa
    pronto o pior jà passou agora que Deus te ajude e te guarde com saude .eu graças a Deus atè hoje nunca tive problemas de saude mas se um dia tiver tenho-te como
    exemplo.espero ser corajosa como tu
    obrigada tambem por estares desse lado anos mimar e fazer rir

    beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  9. olá Natalia, uma verdadeira guerreiro.
    és o exemplo de como não devemos desanimar, e levar as coisas sempre de uma forma positiva.
    um beijinho grande

    ResponderEliminar
  10. Olá Natália!!!! Tu és uma mulher admirável. Eu já tinha percebido pelo maneira como a tua cunhada fala de ti, sem nunca adiantar informação nenhuma, que tu és uma mulher de ir à luta com a força toda. Sabes que eu acho que estas coisas são sempre sinais de que o corpo precisa de mais atenção do que aquela que lhe damos. Presta ao teu corpo os cuidados todos que ele precisa, porque a vida devolver-te-á em tempo todos os teus cuidados. Eu creio! Beijinhos cheios de admiração. Fico feliz por te ter encontrado aqui!

    ResponderEliminar
  11. Olá Natália
    Gostei muito de ler o seu testemunho.
    Passou por muito, mas venceu e continua cá cheia de alegria e boa disposição para distribuir por todos.
    Gosto muito de si e sei que é muito boa pessoa, pois a minha mãe também gostava muito de si.

    jokas

    ResponderEliminar
  12. Olá meninas
    boa tarde.
    Em primeiro lugar obrigado pelas vossas palavras mais uma vez de carinho.
    Tive durante muito tempo este testemunho guardado sem ter coragem de o meter aqui,mas pelos vossos comentarios penso que fiz bem,podem ver que sofremos mas felizmente estamos cá para contar.
    beijinhos para todas.

    ResponderEliminar
  13. Sandra
    as outras amigas que me desculpem,mas vai uma palavrinha especial.
    Sabes que conhecia a tua mãe à 30 anos,sempre nos demos muito bem,tivemos o mesmo trabalho,foi das primeiras pessoa que soube da minha doença,estava á janela a falar com a tua tia,e eu contei-lhe,ajudou-me muito telefonava-lhe e ela e ela a mim tirou-me muitos medos,iamos ás consultas no mesmo dia,fartavamos de rir na sala de espera,com historias passadas,uma foi um passeio a Fátima que tu levaste a brigada do reumático toda atrás.
    Sandra lembro-me muito dela,tenho muitas saudades.
    Por isso tudo me preocupo por ti e pelo teu pai.
    Beijinhos gosto muito de ti.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:45

    Márcia diz:
    ...não falei da importância de contar tua história!!!
    Acho bom sabermos do testemunhos de cada uma,casos diferentes,mas a luta é a mesma.
    E é uma verdadeira Guerreira e Vencedora,Naná,por isso gosto IMENSO de voce,pois depois de tuuudo que passou nos alegra muito,tem palavras de força e de carinho,nos enche de mimos...e dá-me sempre um colinho de mãe,embora seja nova prá ser minha mãe...
    ...se chorei ao ler???...buei,sim,mas,de emoção pela luta,por ter que ter sido forte diante dos filhos quando estava sofrendo...
    Mas Graças ao bom Deus,está conosco...e é UMA GRANDE AMIGA!!!!!
    E tenho certeza que tua mãe Ana te admira muito!!!!
    Te amo muito...minha Naná!
    (talvez agora,entende porque te peço a benção!!!)
    um montão de beijinhos!
    agora vou ver meu pequeno almoço..

    ResponderEliminar
  15. Márcia que Deus te abençoe.
    Não queria fazer chorar ninguém,por isso demorar tanto a contar a minha história,até a minha nora que passou por tudo comigo ,me disse que lhe veio as lagrimitas aos olhos,ao ler o blog.Eu não quero ninguém triste,já passou.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Minha querida Natália, se eu já te admirava como pessoa, pois agora passo admirar-te muito mais, és sem dúvida um exemplo de mulher, e foi essa tua força e esse positivismo que te ajudou bastante. Força amiga continua sempre assim com essa disposição, gosto muito de ti beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Anónimo18:10

    Márcia diz;
    Naná...comentei no post de bom dia...aqui reserve para os comentários do teu testemunho!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Tanto mimo, Natália, tanto mimo. Tu mereces.
    Beijo e boa noite (despeço-já até amanhã)
    TeresaP

    ResponderEliminar
  19. Oi Amiga Natália.

    Só agora li o relato das tuas angústias.

    Ainda bem que o XEKIM faz parte desses amigos/as que ajudam a minorara os teus medos.

    Foi bom ter sido aceite por ti neste mundo global. Assim também fiquei a saber a Guerreira que és.

    Agora, aceita um xi-coração deste teu amigo que não é virtual, é verdadeiro.

    Beijinhos, Natália.

    ResponderEliminar
  20. Querida amiga:
    este testemunho apenas nos mostra a grande mulher que és, linda por dentro e por fora, que tanto tem lutado. Este testemunho serve para dar coragem a todos os que desanimam...pois a vida é muito dura.
    Também deixei no meu blog, há muito tempo, um exemplo de luta contra a morte: o meu pai. Ele venceu uma leucemia, que me ia deixando sem pai aos doze anos...tenho 41 anos e ele continua cá, mgraças a Deus. No ano passado, teve um AVC, novo susto...mas Deus quis que ele continuasse connosco...
    Obrigada, Natália e nunca deixe de sorrir...essa depressão vai passar...também estou no meio dessa luta...pois a minha vida também tem sido complicada...arranjo forças nas filhas, na família, nos alunos...e com os amigos, que aqui tenho descoberto.
    Mil beijos.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo19:50

    Márcia diz;
    ANGELINA...LAIDA...tem recadinho à voces no post de baixo!!

    ResponderEliminar
  22. Minha amiga cada vez te admiro mais ...
    Depois de tantos obestaculos estas aqui forte e bem disposta a dar o teu testemunho de forca e coragem, que sirva como exemplo para todas,
    porque algumas pessoas acham que tem problemas com uma simples dor de dentes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. angelina20:32

    eu sei que ainda è cedo mas vou para a minha cama ver televisão
    boa noite Natàlia que os teus sonhos sejam lindos
    beijinhos
    boa noite a todas/os
    e quem ainda não foi atè ao fundo da pàgina vão là vale a pena para ficarem bem dispostas

    ResponderEliminar
  24. Angelina.
    CUSCA....Agora contas os meus segredos.
    Vou jantar.
    Beijinhos e até amanhã.

    ResponderEliminar
  25. Angelina já vais para a cama? tu deitas-te com as galinhas? olha vai ao blog da boborinha e delicia-te com o pai natal, ficas logo sem sono beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Minha querida, fizeste muito em contar. Só quando conhecemos melhor os nossos amigos podemos dar-lhe todo o apoio. E tu foste uma mulher que já sofreu como o caraças.Ainda assim, és forte o suficiente para mostrares todos os dias a tua simpatia e felicidade através dos teus post.Eu também já apanhei um bom susto amiga. Também foi só por acaso que não fui desta para melhor. Um dia conto-te tudo.
    Agora quero deixar-te um beijinho de encoragamento e esperança numa vida feliz ao lado do teu menino.
    Beijinho e boa quinta feira.

    ResponderEliminar
  27. olá Natalia !!! boa noite eu como sempre sou das ultimas a vir aqui..mas venho ..pois eu tambem acho que fizeste bem em contar esta historia de vida ... mas que historia amiga!!!!
    ja sofreste que chega-se... fizeste com que me saltase umas lagrimas teimosas ..e sbes que es uma GUERREIRA VENCEDORA...

    GOSTO MUITO DE TI...

    beijinhos no coração...

    ResponderEliminar
  28. Natália ainda passei aqui :) pois é o teu testemunho do qual eu já sabia parte dele mas...tem muitas pessoas que não imaginavam por o que tinhas passado!
    És uma GUERREIRA com letra MAIÚCULA que vive um dia de cada vez sempre com um sorriso nos lábios e vontade de levantar o nosso astral :)
    Eu tenho um pouco da tua vida como sabes e sabem com o cancro da mama mas...tenho outras histórias que me detonaram da mesma forma ou pior ainda. Quem sabe um dia conto...muitas sabem qual o meu anterior sofrimento!
    Mas agora estás AQUI rodeada de Amigos ainda que alguns virtuais que te dão apoio e carinho assim como os teu Amigos reais e Familiares.
    Seguír em frente, ser positiva, acreditar que é possível e um dia de cada vez ;)
    Beijokas fica com os Anjos que eu vou também dormir estou com uma exaqueca...que nem te conto!

    ResponderEliminar
  29. Gostei do "Sou feliz".

    Beijos

    ResponderEliminar
  30. Natália não é uma guerreira mas uma super guerreira. Continua sempre com essa forças e alegria. BEijinhos

    ResponderEliminar
  31. Olá Natália
    Já chorei e já li com o comentário.
    Fez-me lembrar a tal ida a Fátima e depois à sopa da pedra.
    Realmente foi um belo dia!

    Fui lá outra vez na 3ª feira e só faltava a minha mãe:(

    jokas

    ResponderEliminar
  32. Sandra eu ontem tabém me ri com o meu marido,ele também estava a assistir á conversa assim como a sala de espera quase toda,tudo riu.
    Bonitas recordações.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Olá, Natália!
    Foi muito bom dar o seu testemunho, recentemente fiz a mesma coisa. Acredito que assim nos fortalecemos e podemos ajudar outras pessoas.
    Penso também que não deve se sentir culpada pelo câncer. Em muitos casos herdamos geneticamente essas células defeituosas. O importante agora é cuidar cada vez melhor de você.

    Quanto às amizades do mundo virtual, você tem razão, para mim também elas foram e são muito importantes.
    Um grande beijo

    ResponderEliminar
  34. Minha querida amiga Natália!!! Obrigada, por confiar em minha amizade e partilhar a sua dor comigo. Vc estará em minhas orações todos os dias minha amiga e vc realmente é uma Estrela maior. Força e confie em Deus. Beijos em seu coração

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.