sexta-feira, dezembro 18




Os cinco dedos da mão

Nós temos em cada mão
Cinco dedos desiguais: 

um maior dois mais pequenos
E outros dois ainda mais.

É vê-los em seu trabalho
Que harmonia e perfeição!
Mexe um ? logo os outros todos
O seu auxílio lhe dão.

E quando o indicador
Mostra aos outros o caminho,
- Vamos – diz o pai de todos,
E lá vai tudo unidinho

Mais fidalgo, o anelar
Quase sempre anda enfeitado.
Mas ai do pobre meiminho,
Se não lhe andasse encostado!

Porém o mais cuidadoso
É o dedo polegar.
Nada os outros fazem, nada,
Que os não vá logo ajudar.

- Mas, porque razão, (pergunta
A Laurinha um dia à mãe)
Sendo todos tão diferentes,
Se dão entre si tão bem?

_ Minha filha, diz-lhe a mãe,
É para nos ensinar
Que uns aos outros, neste mundo,
Nos devemos ajudar.

E que bem feliz seria
Certamente a humanidade
Se por toda a gente fosse
Praticada esta verdade


(Extraído do livro de Leitura da 3ª classe de 1950)

18 comentários:

  1. Fica aquia minha mão :) beijokas e boa noite!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo06:16

    bom dia Natàlia e bom dia a todos
    bom dia Lina e bom dia amigo Xekim
    vou visità-los mais logo ainda estou a cair com o sono
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Natalia...
    Um belo texto que é uma lição para todos nós...
    Nós seres humanos, que somos todos diferentes, tambem nos devemos dar todos bem assim como os dedos das nossas mãos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Angelina.
    Cheguei agora do hospital fui fazer analises,estava dificil de achar a veia,mas no fim de uns bons cinco minutos a massajar o braço lá se encontrou.
    beijinhos.

    Beijinhos Laida e Querubim.Um bom dia.

    ResponderEliminar
  5. Lindo!
    Um bom dia para todos. Aqui está escuro que se farta, bnhac

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Natália, vejo que já estiveste em actividade hospitalar hoje que, felizmente, correu bem. Eu vou agora, ando a driblar a tal injeção mas de hoje não pode passar.
    Beijocas,
    T.

    ResponderEliminar
  7. Olha não sei de que livro é, mas lembro-me perfeitamente de ler esse texto.
    Então a menina foi fazer um "fuinho" no braçinho?
    Beijinhos

    Angelina, tens de começar a ir trabalhar de capacete, joelheiras e cotoveleiras, assim se caires,não te magoas...

    ResponderEliminar
  8. Márcia
    Que Deus te abençoe e tem um dia muito feliz,eu já vi que andas por aqui,estás ´a espera de qu~e para comentar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:53

    Márcia diz:
    Bom diaaa Naná....dá-me a bença...
    Entrei agora,o que eu escreví foi ontem de madrugada..."xereta"...
    ...linda mensagem,Naná!
    beijinsss

    ResponderEliminar
  10. Já dei.
    Estás a ver que eu sabia que estavas aqui,sou bruxa.
    Que Deus te abençoe,assim já são duas vezes.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo13:08

    Márcia diz:
    Ôba...abençoada duas bezes!!!
    Amem...amem!!!
    Deus te abençoe em dobro,já ví que "foste" ao pital,e conseguiu fazer a análise,espero não terem te judiado!
    Tenha um dia linnndo!

    ANGELINA...VANDA...bonjour,Deus abençoe voces! bissous para as duas
    sem teto,como eu!

    ResponderEliminar
  12. Olá Natália

    É bem verdade nós deveriamos, seguir o exemplo dos dedos, este mundo era muito melhor e mais feliz.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. angelina13:56

    boa tarde Natàlia
    pois è tenho que usar tudo o que a Boborinha diz so faltam os oculos para o sol.
    beijinhos e uma boa tarde a todos/as

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde

    xiii tb foste picadinha heheheheh inbejosa heheheh
    aqui tens as minhas duas mãos.....
    beijinhos
    bom fim de semana
    ..

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:37

    Márcia diz:
    Hummmmm...tá tudo tão quietinho...já sei o que está fazendo...

    ResponderEliminar
  16. Então estou a fazer o quê?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo18:15

    Márcia diz;
    ....de trelelê no msn,com as comadre...e me deixou de fora hoje....búééééé´....

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.