quinta-feira, fevereiro 18

O Testemunho de uma Guerreira...Elis Rejane Busanello

Aprendiz
Eu não sabia, mas antes do câncer, eu já estava doente.
Duas doenças me limitaram mais do que a quimioterapia e a cirurgia.
Os nomes delas são Não Posso e Não Consigo. 
Quando eu estava atacada no vírus
“Não posso” eu dizia e agia assim:
- Não posso tirar foto de lado…
Porque meu nariz e queixo são pontudos;
- Não posso usar saia curta…
Porque meus joelhos são muito grossos;
- Não posso sorrir muito em foto…
Porque meu bigode chinês aparece;
-Não posso andar de avião…
Porque tenho medo.
-Não posso ter plantas em casa…
Porque não sei cuidar.
E assim eu permanecia …doente de mim mesma.
E assim eu seguia, impondo-me limites
Quando eu estava atacada do vírus
“Não consigo” eu dizia e agia assim:
- Não consigo ficar bem nas fotos…
Porque sempre arregalo os olhos;
- Não consigo pousar para fotos…
Porque tenho vergonha;

- Não consigo sorrir para valer…
Porque meus dentes não são bonitos;
- Não consigo ler livros…Porque dá sono;
- Não consigo fazer caridade regularmente…
Porque não tenho tempo.
Quantas vezes reclamei da oleosidade do meu cabelo, do quanto ele era fino e pesado. A escova não durava nada… Fiz até permanente para dar volume…fiquei parecendo um poodle. Hoje, depois de encarar a doença, cheguei à conclusão de que o câncer mata muita coisa realmente… entre elas…Preguiça, vergonha, solidão, hipocrisia, futilidades, medos, culpas, limitações, radicalismos, carência, dependências, auto-crítica, intolerância, baixa autoestima e muito mais. Neste processo conheci estas frases e elas definem o que acredito hoje…
“O que somos é um presente de Deus.
O que nos tornamos, é o nosso presente para ele.”

Não aprendi a voar. Isto é com os pássaros.
Aprendi a me sentir como se estivesse voando.
Descobri que a gente pode sorrir por fora e por dentro.
Ser diferente é muito diferente de ser esquísito, feio ou anormal.
O silêncio pode ser melhor do que mil palavras.
Conherer a mim mesma é um aprendizado constante.
Existe mais beleza nos processos e nas atitudes do que nas formas.
É certo que o câncer muda a vida da gente, porém eu discordo que ele seja um presente. Ele é uma oportunidade!Mas… Até quando precisaremos dele para percebermos as belezas que existem em nós e à nossa volta?
Viver… E não ter a vergonha de ser feliz…
Cantar e cantar e cantar…
A beleza de ser um eterno aprendiz…

Elis Rejane Busanello
03/abril/2009
Retirado da net 

15 comentários:

  1. Anónimo02:41

    márcia diz:
    nanáaaaa...não consegui ler este testemunho,pois só vivo dormindo por conta do remédio prá alergia...
    sinto tantas saudades da minha vidinha de antes....de voce,das amigas todas e do tuga...tá tão demorada esta recuperação...me lembra de dias menos bons...mas vou me aguentando.
    deixo meu beijin á todas e ao tuga,e um monte de beijin prá voce,minha doce e linda belha....
    Deus te abençoe,fique com Deus e com os anjinhos!

    ResponderEliminar
  2. angelina06:36

    bom dia Natàlia
    bom dia a todas Màrcia despacha essa alergia e vem ter con-nosco
    depressa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Márcia força aí com essa recuperação: mais um bocadinho para ficares mesmo nos conformes!

    Bom Dia Natália. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Natalia...
    Este post dá que pensr!!!

    Marcia para você,
    SÓ MAIS UM POUCO DE PACIENCIA...
    lOGO VOCÊ VOLTA A LER E A COMENTAR OS BLOGS EM FORÇA:))

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  5. olá Márcia
    Bom dia
    tem calma amiga estas demoram tempo,mas logo logo vais estar aqui com a tua alegria de sempre para animares o pessoal,podes crer que está tudo com muitas saudades dos teus comentários e das tuas visitas aos blogs.
    Que Deus te abençoe.

    Angelina
    Isalenca e Laida
    Bom dia
    è verdade Laida dá que pensar sim!!!mas são estas pequenas coisas que só nos apercebemos quando passamos por estas situações.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bom dia amiga e BOM DIA MARCIA

    que belo testemunho...até me arrepiei.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Adorei a mensagem :)) muito real!
    Boa tarde e para a Márcia boa recuperação que fique com os Anjos que logo vai estar aqui a visitar-nos a toda a hora :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Estrelinha! Que lindo testemunho. Obrigada por o teres feito chegar até mim! Nunca mais devo dizer "Não posso" ou "Não consigo". beijinhos, EStrelinha da manhã, da tarde e da noite.

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga
    Lindo testemunho, e dá que pensar em como tudo é real.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. olá marcia, um beijinho grande, boa recuperação e não desanimes.

    Natalia, que lindo texto da Elis Rejane.
    Gostei e gostei bastante desta frase.
    “O que somos é um presente de Deus.
    O que nos tornamos, é o nosso presente para ele.”

    ResponderEliminar
  11. Ui querida Márcia!! Tudo leva o seu tempo a recuperar, nada de desanimar. Vais ver que logo, logo estás bem. Quando é connosco parece que as coisas são mais difíceis que demoram mais, mas é mesmo por ser connosco. Vá!! Vamos lá aplicar essa FORÇA, nós estamos por aqui e também damos uma mãozinha.
    Xisinho com muito carinho e rápidas melhoras.
    Natty

    Nataly, não te importas que eu use o teu blog para dar uma forcinha á nossa Japonesinha Brasileira???

    Olha Nataly, este post está demais, LINDO!! Belo testemunho!!
    Xisinho cheio de carinho e inté.
    Natty

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:33

    marcia diz
    amem,naná...Deus te abençoe tambem,e a todas.
    naná,obrigado pela força e melhoras para mim e para a geninha.
    angel,isalenca,dear laida,ana paula,lina querubim,madalena,gaby,isa,natty,muitos beijins queridas e tão importantes amigas,que estão me ajudando muito nesses dias tão difíceis...parece que o tempo não passa,as vezes me foge a alegria,então venho aos blogs para me animar e vejo o carinho de voces e me empurra para cima e para frente...muito obrigado mesmo...ah,se não fossem Deus minha família e voces,sei não...
    amo voces de montão...ái já tou nos bué...ando assim...cá niervossss
    Ana paula,de todo coração te desejo as melhoras,Deus te abençoe,tbem a Geninha....forçaaaa amigas
    beijinssss,naná e amigas e ao tuga,e a todas que passarem aqui!
    bigadooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  13. Olá Márcia
    Sabes que és Querida por todas e pelo Tuga,e sinto-me muito feliz por te podermos ajudar daqui deste lado do Atlântico,todos os dias falamos em ti e andamos sempre á espera de noticias.
    Beijinhos e que Deus te abençoe.

    ResponderEliminar
  14. angelina21:24

    boa noite Natàlia
    dorme bem
    Màrcia je t'aime
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Queridos e queridas! Aqui é a Elis Rejane Busanello, feliz da vida e gozando de muita saúde! ACREDITEM!!! Vai passar a dor, a alergia, o medo, a coceira, o inchaço, a careca... Vem cabelo mais bonito e principalmente, fica tudo mais bonito por dentro, mais organizado, mais em paz! As palavras de vocês me ajudam muito. Super agradecida desejo que todos tenham muita saúde, amor, fé e alegrias! "Seguimos manifestando a paz e aprendendo sempre!!!"

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.