quarta-feira, agosto 4

A nossa saúde

Olá
como sabem estamos muito mal a nivel da saúde no nosso País.
Não ponho em causa os profissionais de saúde,sei que como em todas as profissões há os bons e os maus,tenho tido muita sorte até agora,tenho uma boa equipa de médicos que sei que se não fazem mais é porque não podem ou não os deixam,a nivel de enfermagem noto que estamos muito melhor do que há uns anos atrás,temos muitos jovens que se vê que gostam do que fazem e talvez tivessem tido uma melhor formação a nivel do contacto com os doentes,noto hoje mais humanidade nos hospitais,pelo menos onde ando,a nível de secretariado noto muitas falhas,falta de informação,exames que ficam por marcar ,falta de tempo ou esquecimento ou simplesmente desinteresse ...não sei...comigo aconteceu recentemente ter um exame urgente uns poucos de dias á espera de uma assinatura e quando reclamei,nem um minuto demorou a ter a tal assinatura,claro que antes de reclamar passei por vários serviços ninguém tinha a culpa e no fim todos se desculpavam uns com os outros e penso que houve uma altura em que eu já estava a ser a única culpada no meio daquilo tudo,o que me revoltou perante tanta incompetência e me levou a reclamar.

Bem hoje aconteceu-me isto.
Depois de 5 horas a soro,o adiamento da cirurgia,uma urgência que ocupa uma sala de cirurgia e têm que mandar 7 doentes para casa sem cirurgia,sei que a culpa não foi do médico,ele também estava bastante chateado com esta situação,nem da pessoa que foi ocupar a sala,esse coitado estava em perigo de vida e precisava de auxilio.
O mal é de quem manda nisto tudo,quem não sabe organizar as coisas,quem só se interessa em fazer passar cá para fora que está tudo lindamente,que as listas de espera são menores...claro se calhar hoje já estão menos 7 na lista,mas estou aqui na mesma situação em que estava ontem.

Mas!
Depois temos novas mudanças,tudo muito bonito,como se para isso houvesse necessidade de fazer um grande inquérito aos doentes e terem de perder tempo a preencher vários papeis.
Afinal para que servem os computadores?
Será que não deviam ter a nossa ficha e com um clique  terem acesso ao nosso processo?
Não entendo,pelo menos para doentes seguidos no mesmo hospital durante anos.
Mas vou falar de uma novidade que encontrei hoje.
Fiquei a saber se tomar mais de 4 medicamentos,tiver tensão alta,osteoperose,tonturas,vou ter de ficar na cama com as grades levantadas e com a campainha á cabeceira e ainda uma chapa na cama a dizer que ali está um doente de risco, que não pode sair da cama por perigo de queda.
Não estou contra este procedimento,pois sei que há muitas quedas nos hospitais,mas as coisas não deviam ser avaliadas de outra maneira,será que uma enfermeira precisa de preencher uns poucos de papeis para chegarem a esta conclusão.
Será que eu corro assim tanto perigo?
Enfim
Talvez eu ainda esteja um bocado stressada,mas passei um dia horrivel,com dores de cabeça e enervada como podem imaginar.

5 comentários:

  1. Olá Natália! Conheci seu blog hoje, estou na luta com um ca de mama, já fiz quimio e vou fazer radio. Muito interessante seu blog, vou passar sempre por aqui. Se quiser me visitar meu blog é: www.cristinapaiva.blogspot.com Tenha força e fé! Deus não nos desampara por mais difícil que esteja a caminhada. Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. é um País da treta!!!!!!!
    Eles mandam a Ministra dar ordens e quem está no hospital tem que cumprir!!!
    Eu já disse ao meu Dr. de quem gosto e tenho confiança que todos os exames que precisar eu faço-os!!!!
    Lá porque o estado mandou diminuír nas despesas da saúde nós não temos culpa! E ainda bem que tenho para além SNS um seguro. Beijinhos e temos que fazer alguma coisa por esta mer...que andam a fazer ao nosso lindo País.

    ResponderEliminar
  3. À Nossa! Bem precismaos.
    Beijinhos, Natália

    ResponderEliminar
  4. Completamente stressada, Natália.

    O que se compreende.

    Um beijinho e vamos lá com a calma possível.

    ResponderEliminar
  5. Completamente amigo Observador
    Mas já está a passar,eu dá-me forte,mas passa depressa.
    beijinhos


    Beijinhos nela
    À nossa

    Beijinhos Lina

    Beijinhos Cristina
    Bem vinda ao meu cantinho

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.