terça-feira, setembro 28

A missa e o passarinho.

Começava uma missa bem cedinho,
os fiéis a rezarem de manhã.
Eis que entra na igreja um passarinho.
Uma moça o guarda no sutiã.
***************
E ali fica a piar o pobrezinho.
O padre escuta e repreende, então:
- Por favor, quem tiver passarinho,
saia da igreja sem preocupação.
***************
Todos os homens vão saindo e nisso,
o padre acode e até derruba o vinho.
- Por favor, vocês voltem, não foi isso
que eu quis dizer sobre o tal passarinho.
**************
- Vou me corrigir, mas sem fugir da raia,
e falo agora com muito carinho.
O que eu quero, irmãos, que agora saia
quem já pegou o pobre passarinho.
***************
Vão saindo as mulheres, pois, pudera,
enraivecidas, rosto em desalinho.
O coitado do padre desespera.
- Não foi isso que falei do passarinho.
***************
- Por favor, é quem viu o passarinho
e o pegou, sem ter medo, nesta igreja.
Eis que as freiras já saem com presteza,
só pensando em esfolar o padrezinho.
***************
- Ai meu Deus, me perdoem este rompante,
mas é chato o piar do passarinho.
Se apresente e saia de mansinho
quem pegou o bichinho neste instante.
***************
Sai a mocinha da capela ao lado,
toda vermelha como ninguém viu.
Cheia de raiva, grita ao namorado:
- Eu não falei que alguém nos descobriu?
************
A mulher do sutiã tira o bichinho.
Chora o padre a desgraça tão mortiça.
E assim foi-se embora o passarinho,
sem saber que acabou com a santa missa.
............................................................
                                         

Autor.
Trilussa 
poeta satírico italiano .


12 comentários:

  1. Pois é, o passarinho dá que entender!
    Viva a boa disposição!
    Se quiseres que te mande uns mails de passarinhos, manda-me o teu e-mail para libanianeves@gmail.com Ainda hoje recebi uns que me fizeram rir à brava...e rir faz bem!
    bj e cuidado com o passarinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Libania

    O que o passarinho faz.
    Beijinhos e boa noite.

    Vou mandar.

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga,
    Vim cá dar um beijinho enorme. Adorei saber que a boa disposição domina!!!
    Gostei muito de ver o Rafael a comer Farinha 33!!! ;)
    Que bom que ele gostou!!! ;)
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Olá Janine.
    A menina mais bonita e mais simpática de Portugal e Arredores.
    A minha psicóloga favorita.
    Já tinha saudades.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  5. excelente esta história do passaroca.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:51

    Excelente passarada,sim senhora,andas-te à caça do passarinho, toda a noite estou a ver.
    UM DIA CHEIO DE BOA DISPOSIÇÃO
    Tens boas notícias para nós?
    Tudo OK?
    Tem de estar.

    BJHS

    FELIS

    ResponderEliminar
  7. Olá Bom dia

    Fui agora de manhã fazer analises ao hospital,vou amanhã ao meio dia á consulta.

    Claro que vai estar tudo OK.

    Beijinhos Isabel

    Felisbela
    Não tive tempo de sonhar com o passarinho esta noite,a minha cabeça estava noutro lado,sabes como é,dia de analises é noite em claro.
    Beijinhos

    Um bom dia para todas.

    ResponderEliminar
  8. Olá querida Natália!
    Vai correr tudo bem!!!!
    Um abracinho! E até breve! ;)
    Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  9. Beijinhos Naná, isso são mentes preversas :p tem um bom dia!!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia!
    Boa sorte para amanhã. Mais um Ok eheh

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá mana.

    Malandrice dona Alice!!!!

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. VAI CORRER TUDO BEM!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.