quinta-feira, setembro 8

Ás vezes só uma palavra de carinho ajuda!!!

Desde que o cancro entrou na minha vida que sou seguida em psicologia.
Comecei com consultas individuais.
Agora faço parte de um grupo de apoio,todos os meses varias mulheres que tiveram cancro da mama se juntam no hospital com a psicóloga e falamos todas dos nossos problemas,damos e recebemos apoio.
Todos os meses a psicóloga junta na reunião uma mulher que esteja a passar uma fase mais complicada a nivel psicologico,para ouvir o nosso testemunho e tentarmos ajudar.
São varios os casos que lá aparecem.
Hoje tocou-me particularmente o caso de uma senhora,entrou muito nervosa,conversamos todas durante duas horas,a senhora foi contando o que a atormentava,fomos -lhe fazendo ver que ela não está sozinha,todas já passámos por algumas das coisas que ela está a sentir e,não é vergonha pedir apoio.
A senhora já sorria,ali não falamos só de doença,por vezes brincamos um bocado,levamos sempre qualquer coisa "doce" para lancharmos,quando saimos de lá sentimo-nos todas melhor e prontas a enfrentar as dificuldades que nos vão aparecendo.

Estavamos todas a despedirmos-nos até ao próximo mês,quando olhei para a senhora e ela estava a chorar,chamei a psicóloga e disse-lhe ...Drª a D....... não está bem,voltamos-nos todas para ela e a Drº perguntou ...então D..... que se passa?

A senhora olhou para nós e disse.

"DESDE QUE ESTOU DOENTE HOJE FOI O PRIMEIRO DIA QUE SENTI AMOR PARA COMIGO. "

É por pessoas assim que muitas vezes só precisam de uma palavra de carinho que eu nunca falto a estas reuniões.



13 comentários:

  1. O carinho ajuda mesmo muito... Uma história triste e bonita ao mesmo tempo.
    Um beijo grande, Nat, e obrigada por seres uma dessas pessoas que está sempre pronta a ajudar quem precisa.
    T.

    ResponderEliminar
  2. Beijinhos Teresa.
    Vocês também me ajudam muito.

    ResponderEliminar
  3. Uma palavra na hora certa faz toda a diferença... tal como um gesto de carinho, de conforto, de esperança, de entrega... fazes bem continuar a ir a essas reuniões...

    Foste das primeiras pessoas que me deu uma palavra... e através de ti surgiram muitas mais :-) OBRIGADA!!!
    Continua!!!
    És especial :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Realmente é de carinhos assim que precisamos, tanto que esta com a doença como quem esta perto do doente...e muitos acham que quando dizemos "ajuda" seja pra pedir dinheiro emprestado...pra isso existe o banco, né?
    Bjos, continue assim porque faz um bem danado pra gente!!

    ResponderEliminar
  5. lindo ;) sabe bem fazermos alguém feliz! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não sou nada especial Ana.
    Aprendi muita coisa com a doença,sei o que sofri e por isso estou sempre disponivel para dar o meu apoio.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Até me arrepiei, continua estás a fazer um bom trabalho em ajudar os outros, bjs Natalia obrigada por seres minha amiga

    ResponderEliminar
  8. Querida Naná,

    Adorei o teu testemunho.
    Sabes que ele, para nós, que já conheces, também é extremamente importante, não sabes?!
    Eu acho que, na esmagadora maioria das vezes em que alguém está em sofrimento, não é preciso muito para que essa pessoa encare o seu problema com espírito positivo e lutador. Bastam coisinhas mesmo muito simples, mas que transmitam carinho, solidariedade, disponibilidade, amor... Uma palavra, um beijo, uma lembrança...

    Um beijo grande, Natália
    Gosto muito de ti

    ResponderEliminar
  9. Beijinhos para todas.

    Obrigado eu Gaby por poder contar com o teu carinho e amizade.

    Guida é verdade,não é preciso muita coisa para fazer uma pessoa se sentir bem,hoje fiquei muito feliz por esta senhora sair daquela reunião a saber que tem pessoas que compreendem o sofrimento dela e que estão prontas a dar-lhe o carinho que ela não encontra em casa,ficou com o meu numero de telefone para desabafar sempre que quiser.

    Beijinhos amiga...também gosto muito de ti.

    ResponderEliminar
  10. Como vês, não é preciso muito, para fazer uma pessoa Feliz e para nos sentirmos felizes também, ás vezes basta dizer "estou aqui" e saber ouvir. Beijinho Grande

    ResponderEliminar
  11. Claro que sim! E tu, tens sempre essa palavra de carinho e consolo. Obrigada, por seres tão linda e maravilhosa. Tenho saudades das tuas palavras, por isso, vim aqui. A ver se é este ano que nos encontramos. Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Devemos abrir sempre o nosso coração para os miminhos. Sao ele que nos dao alento no nosso dia a dia!

    ResponderEliminar
  13. És mesmo Estrelinha!!!!! Beijinhos e obrigada também pelo carinho que me dás.

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.