quinta-feira, setembro 8

Hoje ao ler este artigo no Oncoguia ,decidi publica-lo .porque infelizmente como tantas vezes  temos escrito  nos blogues todas tivemos  decepções com pessoas que considerava-mos amigas e  ao saber que tinhamos cancro simplesmente desapareceram da nossa vida.
Não fujam.
Por termos cancro,não deixamos de ser a mesma pessoa que vocês conheceram

cancer de mama Rio tem maior mortalidade por câncer de mama no país
Nós não ficamos diferentes.
Continuamos a ser gente.

 Artigo do Onconguia.

Tenho uma amiga com câncer, como posso me preparar para ajudá-la? 
 

Ao descobrir que sua amiga está com câncer é comum sentir-se perdido (a), sem saber o que dizer ou fazer. O impacto da notícia ainda assusta muito, mas tente manter a calma e não desapareça. A sua amiga precisará de todo o seu apoio, força e amizade. Algumas dicas e orientações para esse momento poderão lhe auxiliar
.
Leia um pouco sobre o câncer

Entender um pouco sobre a doença poderá lhe ajudar. Sempre que possível, leia e aprenda algo sobre a doença e também como é tratada. Assim, você poderá compreender melhor a sua amiga e essa fase pela qual ela está passando.
Ofereça ajuda e aprenda a ouvir
Durante o tratamento de um câncer são necessárias algumas mudanças e adaptações da família e dos amigos. Mostre-se disponível e pergunte de que forma você pode ajudar. 

Quando você for visitá-la...

Em primeiro lugar, ligue antes de ir visitar. Pergunte a sua amiga ou alguém da família qual o melhor dia e horário para você fazer a visita. É importante que você saiba que os primeiros dias após uma cirurgia são bastante difíceis por conta dos pontos e da reabilitação do paciente, assim como, os dias após a quimioterapia. Por isso, a ligação é tão importante. Também não estranhe se ela não puder/quiser falar ao telefone, ela pode não estar bem. Isso não é pessoal com você. 

Ao conversar com a sua amiga...

Alguns pacientes relatam que não agüentam mais falar sobre o câncer, seus tratamentos e demais detalhes da doença. Uma boa opção é você falar sobre a sua vida, dúvidas, e até de preocupações do seu dia-a-dia... Ela poderá se sentir útil lhe dando também algum conselho ou ajuda. Caso ela queira falar sobre a doença e você estiver bem com isso, respeite e ouça. Desviar do assunto ou ouvi-la sem estar à vontade, será pior. A sinceridade e honestidade são pontos fundamentais em qualquer relação.

Se ela começar a chorar...

Sim, isso pode acontecer. Lembre-se que altos e baixos são comuns e você pode encontrar sua amiga mais depressiva e com vontade de chorar. Se isso acontecer e você não souber o que fazer, ouça, mostre-se presente e deixe-a desabafar.

Se eu começar a chorar...

Se a conversa lhe emocionar e você sentir vontade de chorar, chore. Saiba que é normal sentir-se assim e não há motivo para sentir vergonha. Não tenha medo de expressar os seus sentimentos. Caso você não saiba o que dizer a sua amiga, fique em silêncio e lhe de um abraço. 

Cuidado com o que você vai falar
Algumas pessoas, justamente pela dificuldade em lidar com o câncer acabam ficando sem saber o que falar diante de alguém com a doença e por conta disso, falam frases do tipo:
Nossa você esta muito bem!
Você esta melhor do que eu imaginava...
Você nem parece que tem câncer...
O seu cabelo já esta crescendo?
Mas, você está de peruca? Nem parece.
Lembre-se que tem pessoas pior que você...
Alguns pacientes costumam se incomodar muito com esse tipo de frases. Por isso é preciso ficar atento ao que você irá dizer e como fará isso. Lembre-se que este é um momento em que sua amiga está precisando da sua companhia, força, companheirismo e amizade... Evite esse tipo de comentários. 

Fonte: Oncoguia
Informação de qualidade a serviço do paciente com câncer
www.oncoguia.com.br

2 comentários:

  1. lINDO é isso mesmo...eu acho que a ignorancia de alguns faz o imaginar que câncer pega pelo contato... obrigada por suas visitas!!!Bjos

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.