terça-feira, outubro 30

sábado, outubro 27


" Fechei os olhos e pedi um favor ao vento: Leve tudo que for desnecessário. Ando cansada de bagagens pesadas. Daqui para frente apenas o que couber no bolso e no coração."

  Cora Coralina.

,

sexta-feira, outubro 26

sábado, outubro 20

14º Encontro das Amigas do Peito e do Coração

Foi  quase á cinco anos que descobri que tinha cancro da mama.
Desde esse dia muita coisa aconteceu na minha vida.
Foi um longo processo,não foi fácil,mas com força de vontade e muita ajuda tudo se consegue ultrapassar.
Tive a sorte de ter sempre apoio,tanto a nivel familiar como da parte de muitos amigos.
Aos 52 anos eu que nunca tinha pegado num computador (só mesmo para limpar o pó ao do meu filho)tentei pesquisar sobre a doença que me estava a atormentar,confesso que não é boa ideia,lê-se muita coisa que ainda nos deixam mais assustadas,mas penso que todas fazemos isso.
Mas foi a partir dessa pesquisa que encontrei alguns blogues de amigas que estavam a lutar com a mesma doença,outras amigas/os que mesmo não tendo a doença,mas que familiares ou amigos tiveram e que também apoiam a nossa luta.Descobri que afinal os medos,as incertezas que eu tinha eram comuns a todas,fui comentando,começamos a marcar uns encontros e fomo-nos conhecendo melhor.
Nasceu entre todas uma linda amizade.
Hoje em dia não conseguimos estar muito tempo sem nos vermos.
No dia 14 de outubro tivemos mais um grande encontro em Alhandra.

Como ao lado de grandes Guerreiras também temos grandes Homens,
São eles que nos têm apoiado sempre,e mais uma vez estiveram presentes.

Algumas fotos do nosso encontro.
Eu e as minhas gémeas do Coração...Lina e Teresa.

Eu a Estela,a Teresa e a Lina
A nossa Cinda sempre bem disposta.
A chegada das amigas do Norte que desta vez até alugaram um autocarro para virem todas juntas
.
.Este Foi o grupo musical que nos acompanhou toda a tarde
The DAFE - acoustic covers songs


.
Hora do almoço
A seguir ao almoço lá fomos nós beber um cafézinho
.
A alegria sempre presente

.O nosso bolo.
Estava delicioso
Obrigado Isabel Lencastre por teres organizado mais este encontro e  nos teres propocionado mais este dia maravilhoso
-

sábado, outubro 13

Tudo tem seu apogeu e seu declínio...

É natural que seja assim, todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!...

Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço! "
 Chico Xavier
.

sexta-feira, outubro 5

segunda-feira, outubro 1

Cada cicatriz que trago na alma é uma rosa, para eu me lembrar sempre, que sobrevivi aos espinhos.

Elza Nack,

Outubro Rosa

H I S T Ó R I A
Como surgiu:
   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

   A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 
   Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
   A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
   A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

 
 Foi em Outubro!
Um Outubro que eu nem sabia que lhe chamavam rosa!
Para mim foi um Outubro negro,do mais negro que alguma vez pensei que pudesse existir.
Foi à cinco anos que ao fazer uma  mamografia  de rotina eu soube que tinha cancro da mama.
Passou mais um ano e chegou mais um Outubro,também este negro...Tinha-me aparecido mais um cancro,desta vez na tiroide,fui operada a 14 de Outubro,desta vez pensei que não ia sobreviver,ainda a fazer tratamentos para o cancro da mama,muito fraca tanto fisicamente como psicológicamente,foi muito dificil passar por outra cirurgia.
Tive medo...muito medo.
Mas hoje estou aqui!
Penso que consegui ultrapassar tudo.
Mas não foi fácil,é preciso muita força de vontade e muita ajuda de toda uma equipa de bons profissionais de saúde como os do Hospital do Barreiro que tanto me têm ajudado.
Obrigado a todos!
Hoje gosto do mês de Outubro,hoje já consigo entender porque lhe chamam Rosa.
PORQUE !
 
.