terça-feira, outubro 1

Como hoje começa o Outubro Rosa .Mês do cancro da mama resolvi atualizar o meu testemunho que escrevi em 2009.

O meu testemunho....

Olá hoje resolvi deixar aqui um testemunho sobre o que se tem passado comigo.

Para começar devo dizer que eu e os hospitais somos tu cá tu lá,nos ultimos cinco anos enquanto a maioria faz as malas para viajar ,eu  faço para passar uns dias no hospital,em 2004 fui operada á barriga  tirei utero ovários foi tudo passear,como sou uma rapariga cheia de sorte as outras mulheres geralmente ao fim de oito dias estão a recuperar bem,eu voltei para o hospital,deixaram-me uma veia mal "soldada",tive que estar um mês em casa na cama em repouso por causa das hemorragias,no ano seguinte fui operada ás duas mãos ao canal carpio.

Em 2007 comecei a sentir-me  muito doente fiz exames a quase tudo,montes de análises e não se descobria nada,foi-me diagnosticada uma depressão,nesse ano fiz a mamografia de rotina no dia 30 de Outubro de 2007,era para ir sózinha pois o meu marido teve que ficar com o Rafael que estava doente,mas o meu filho mais novo estava de ferias e foi comigo e a minha nora,deixaram-me na clinica e foram dar uma volta e eu depois ia ter com eles ao carro,estava tranquila,aliás como ia sempre,fiz a mamografia e fiquei à espera para fazer a eco,mas comecei a estranhar as outras senhoras irem á minha frente,entretanto chamaram-me para repetir a mamografia,mas desta vez muito mais apertada do que era normal,aí o meu coração disparou,e sentiu muito medo,a tecnica disse-me para não estar assustada ,mas quando o medico me chamou para fazer a eco  e quando entrei no consultório ele estava á porta á minha espera,olhei para a cara dele e vi logo que algo não estava bem. Perguntei-lhe...Doutor há problema,ele foi muito sincero comigo e disse logo que sim e não era para eu descansar,tinha que ir já ao médico,escusado será dizer que sai de lá a chorar,na altura só pensei duas coisas,que não ia ver o meu menino crescer e como ia dizer á minha Mãe e o que seria dela sem mim,sou filha unica,chorei até ao carro,as pessoas ficavam a olhar para mim na rua,mas eu não conseguia evitar,quando me sentei no banco do carro do meu filho não consegui sequer falar,é claro que eles também ficaram em estado de choque.
Cheguei a casa tive que me fazer forte,nunca deixei o meu menino me ver chorar,nem sem cabelo,quero que ele tenha sempre a recordação da avó Natália alegre.
A partir dai começaram os exames as consultas,o tumor era muito pequenino,o medico dizia que não devia precisar de quimio,todos os medicos  se admiravam como aquele medico da mamo+eco,tinha descoberto uma coisa tão pequenina,nunca se conseguiu encontrar com a mão,estava debaixo do mamilo e tinha 9 milimetros.
Fui operada em janeiro de 2008,entrei muito confiante para a cirurgia ,não sabendo o que me esperava.,no dia seguinte o medico foi falar comigo e disse-me ...Natália desta vez fui bem enganado o teu tumor era muito pequenino mas é mau tinhas 3 gânglios já infectados e tiramos-te 11 debaixo do braço,mais um balde de agua gelada que eu levei,e mais choro,entretanto veio também a assintente dele falar comigo e perguntou-me se eu queria assistência psicologica eu disse logo que sim ,ela falou com a psicologa e passado pouco tempo comecei logo a ser seguida. e a partir daí tenho tido sempre acompanhamento psicológico,em Fevereiro fui para oncologia a primeira coisa que vi o medico escrever foi..MAU PROGNÓSTICO,comecei logo os tratamentos,6 sessões de quimio,30 de radioterapia e um ano de herceptin,comecei logo a tomar os comprimidos dos cinco anos o Aromasin,pois o caso era mesmo grave,como os meus marcadores não desciam ,fiz muitas tacs e ressonancias a varias coisas, não acusava nada,então fui fazer uma PET ao IPO (exame de corpo inteiro) para descobrir se havia celulas malignas nalgum sitio,e novamente recebi um novo balde de agua fria,tinha cancro na tiroide em Outubro do mesmo ano ainda a fazer tratamentos para a mama fui operada,passei muito mas muito mal,penso que foi o pior dia da minha vida,as veias rebentavam,inchei toda,estava muito fragilizada e cansada devido aos tratamentos da mama estive quase para ser ligada á máquina,mas lá me aguentei,tanto eu como a minha familia pensaram que naquele dia eu..............não gosto de dizer a palavra.
Em  Fevereiro de 2009 estive três dias em isolamento no I.P.O. a fazer iodo radioactivo para eliminar qualquer resto que pudesse ficar da tiroiede.
Terminei os tratamentos da mama em Março de 2009.
Em  Maio apareceu-me dois  sinais nas costas,mais uma cirurgia ,o prognóstico era cancro da pele,mais um susto pois o meu Pai faleceu de cancro de pele.Graças a Deus desta vez deu negativo.
Os meus marcadores tumorais nunca andam bons,mas já se chegou á conclusão que é mesmo o meu corpo que é assim, agora faço analises e tanto podem estar altos como na próxima análise já podem estar baixos,mas todos estes problemas me levaram ao fundo do poço, no meio disto tudo veio uma grande depressão que demorei muito tempo a admitir que tinha,além das consultas de psicologia tive que também começar a ser seguida em psiquiatria.
Neste momento sinto-me bem ,com a ajuda de dois anti depressivos por dia e mais um xanax de manhã e outro à noite.

Mas uma ajuda que para mim foi a melhor coisa que me aconteceu,foi ter entrado neste mundo virtual,que para mim é muito verdadeiro e ter feito um blog,encontrei tantas amizades que nunca me passou pela cabeça que isto me viesse a acontecer,as vossas visitas,o vosso carinho,os vossos comentarios,são a razão de eu me levantar todos os dias bem disposta e aqui passar tanto tempo.

Atualização
Depois do que aqui escrevi em 2009 quero dizer que em maio de 2010 voltei a apanhar um susto,fui fazer uma mamografia e eco e a aparecia umas sombras e a medica disse-me que na opinião dela era uma recidiva,fiz uma ressonância magnética e Graças a Deus tudo não passou de mais um susto.

Em março de 2011. fui ao IPO fazer uma ecografia á tiroiede e sai de lá mal disposta ,tive que me sentar na sala aos vomitos,tal foi o nervoso.
Como todas as que passaram por um cancro  sabem que nestes dias de exames andamos sempre nervosas.Quando fui fazer a eco,não era o medico que me costuma fazer ,era uma menina novinha...começou a fazer a eco e eu que estou sempre alerta a tudo o que fazem e aos apitos da maquina ... "até parece que percebo alguma coisa daquilo"...comecei a notar que ela demorava muito tempo,depois mandava-me virar a cara para um lado e para o outro,o que não é normal,a seguir demorou muito tempo do lado esquerdo e perguntou-me de que lado tinha tido o tumor...ufaaaa, .´comecei logo a imaginar coisas,depois foi até á orelha e começou a fazer-me a eco naquela parte do pescoço e da cara,eu já só rezava e pedia a Nossa Senhora de Fátima para estar tudo bem.
Acabou a eco e disse-me ...não se levante ainda que eu vou chamar o meu colega para ele ver...danou-se... aí é que me ia dando uma coisinha má,ela olhou para mim ,devia ter visto bem em que estado eu estava,e disse...Não se assuste ,é que eu ainda sou nova nisto...lá veio o medico que me costuma fazer as ecos,esteve a ver-me outra vez o pescoço e lá esteve a explicar á menina com todos os pormenores o que ela tinha visto...estava tudo bem,eram tudo coisas normais.
Eu sei que os tecnicos e medicos têm que fazer estágio e aprender...MAS ERA PRECISO SER COMIGO?
Em agosto de 2008 voltei novamente ao bloco operatorio desta vez para tirar uma mancha que me apareceu na face e que felizmente também era benigno.
                                                        Outubro de 2013
                                                    Está tudo bem comigo
Como já fez os cinco anos da cirurgia à mama passei  a ser vigiada em oncologia  só de ano a ano.
Já terminei o Aromasin(o tal comprimido dos cinco anos)
Quanto à tiroide faz este mês cinco anos que fui operada,tive alta do IPO e voltei para o Curry Cabral (hospital onde era seguida).Vou dia 3 de novembro à consulta  ,mas acredito que está tudo bem.
Continuo a ser seguida em psiquiatria,mas aos poucos fui retirando a medicação,já só tomo um anti depressivo fraquinho por dia.
Continuo a ser seguida em psicologia,todos os meses tenho uma reunião com a minha psicóloga Drª Fatima Lourenço  e com um grupo de amigas,
Uns meses choramos,outros rimos,recebemos apoio das outras amigas e tentamos sempre dar apoio e carinho ás que chegam de novo.


Sou uma pessoa alegre ,aqui sou como na minha vida,ao pé de mim ninguem está triste,eu é que dou força á familia e á minha Mãe,que a unica mágoa que vou sentir sempre é ter-lhe dado este desgosto e por a ter feito passar por isto tudo,embora escondendo tudo o que podia ser escondido.
Havia mais coisas para contar,os medos as incertezas quanto ao futuro.o sofrimento!!!!Mas por agora chega .
Entretanto nasceu mais uma netinha mana do Rafael a minha princesa Leonor que faz dia 23 dois aninhos(filhos do meu filho mais velho ) e estou à espera do terceiro netinho ou netinha do meu filho mais novo mas só dia 9 é que a minha nora vai fazer a ecografia e vamos saber o que é

Desculpem-me se alguém não gosta de ler estas coisas mas já varias amigas tinham pedido para o fazer.
Obrigado pelo vosso carinho pela vossa amizade e pela ajuda que me dão todos os dias,e acreditem.
......................................................SOU FELIZ..........................
Beijinhos.

8 comentários:

  1. beijinhos Natalia.
    E viva a vida.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Isa.
    Tchim-Tchim à vida
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida Natália fiquei emocionada!!
    Já conhecia parte da tua história...e pela 1ª vez visitei o teu blog.
    Temos que pensar sempre positivo...vais ver os teus netinhos a crescerem se Deus quiser e parabéns pelo bebé que bem a caminho!! :)
    Viva a vida!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel
    Bem vinda aqui ao meu cantinho
    Obrigada pelas tuas palavras-
    Viva a vida
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bom Dia Natália.
    Eu já te admirava por toda a sua carisma,Agora eu lendo a sua historia te admiro muito mas .Você é uma vencedora,tem muito poder interior o que te faz sempre lutar e nunca desistir.
    Continue amiga com toda a sua luz,iluminado a todos que de te precisem,e com certeza saiba Jesus te ama.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. beijinho sabes que gosto muito de ti belha :p

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Mirtes.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Eu também gosto muito de ti Lina.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.