sexta-feira, novembro 1


Que este mês seja muito melhor que outubro, que os meus e os seus sonhos se realizem, que as amizades se multipliquem,que o amor seja verdadeiro
Enfim que tudo dê certo em novembro.

Hoje é Dia de Todos os Santos.Costumava ser feriado em Portugal,mas este ano o governo decidiu tirar o feriado para acabar com a crise...ENFIM ...como se isto acabasse com a crise em que vivemos!

No dia 01 de novembro, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de todos para a felicidade eterna.

Hoje também é o Dia de Pão por Deus (outra tradição que já não se usa muito)neste dia era costume as crianças andarem de porta em porta a pedir o pão por Deus,pegavam no saquinho que as mães faziam e batiam de porta em porta,tinhamos sempre em casa uns frutos secos ou doces que lhe ofereciamos.Hoje em dia ainda se vê ,mas  pouco.



Em algumas zonas do País as crianças percorrem as aldeias com o seu saco de pano e pedem o Bolinho. Mas o que é o bolinho?
Nos tempos mais antigos, as crianças recebiam bolos, tremoços, romãs, broas, nozes, amêndoas, maçãs ...E rapidamente enchiam a saca.
Depois iam a casa despejá-la e continuavam até à noite.
Hoje, continua-se a pedir o bolinho: chega-se à porta das casas e pede -se - Bolinho, bolinho... à porta do seu santinho! - Blim, blim... à porta do S. Martinho! -Bolinho, bolinho, se não tiver bolinho dê-nos um tostãozinho!
já quase toda a gente dá uma moeda. Algumas pessoas oferecem rebuçados, chocolates, gomas e outras guloseimas... é muito bom! Continua também a ser tradição fazer os` bolos de massa ou cabeça` e broas com frutos secos. Estes bolos são feitos na véspera e são cozidos em fornos a lenha.

3 comentários:

  1. Bom dia Natália.
    Que interessante,não conhecia esse costume nessa data.
    Que esse més seja de muitas realizações,amor ,saúde e paz.
    Um ótimo dia.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Mirtes
      Obrigada amiga ,que o esse mês seja também muito bom para você.
      Beijos

      Eliminar
  2. Bom dia Natália.
    Uma pena que essas tradições aos poucos vão se acabando,é tão saudável,simples...
    Ótimo mês,bjs

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.