segunda-feira, maio 26

Realizou-se no sábado o almoço do grupo terapêutico de mulheres com cancro de mama da Dra
Fatima Lourenço.

Estes são alguns dos rostos de mulheres sobreviventes graças ao trabalho de Excelência desenvolvido pela Unidade da Mama do Hospital do Barreiro.

Ainda recentemente foram apresentados resultados a nível nacional referentes à patologia mamária e o Hospital do Barreiro lidera com a maior taxa de sucesso de sobrevivência.
Um grande Bem Haja a toda a equipa.


Há seis anos que faço parte deste grupo maravilhoso.






Todos os meses nos reunimos no hospital com a nossa psicóloga ,são sempre momentos muito especiais os que passamos naquela sala.
Graças a este projeto hoje somos mulheres que encaramos a doença de uma maneira diferente.Somos pesssoas alegres que encaramos a vida com muito otimismo e alegria.
Nem sempre foi assim e por isso mesmo fazemos parte do grupo de apoio psicológico.
Para estarmos aqui todas ou quase todas um dia estivemos no fundo do poço
Não é fácil recebermos a noticia que temos cancro,que temos uma dura batalha pela frente com cirurgias,meses de tratamentos dolorosos,quimioterapia,radioterapia e grandes transformações a nivel fisico.
Há quem consiga ou pense conseguir sobreviver sem ajuda mas mais cedo ou mais tarde quase todas a procuram,é pena que não haja mais hospitais com este serviço de excelência a nivel do cancro.
Desabafar com quem passou pelo mesmo faz muito bem,muitas vezes não o fazemos em casa porque não queremos preocupar a familia,no grupo falamos de tudo,temos dias em que choramos,outros rimos,ás vezes até levamos um bolinho para fazer um lanchinho.Mimamo-nos e apoiamo-nos.
Infelizmente temos sempre casos novos a entrar,neste momento temos algumas recidivas mas sei que todas vão dar a volta por cima e vencer mais esta batalha como é o caso da minha amiga e vizinha de muitos anos a Rosinha que teve cancro da mama há 11 anos e hoje está novamente na luta.

Só por motivo de força maior é que não estou presente nestas reuniões mensais,nestes 6 anos penso que faltei umas três vezes.
O retorno destas reuniões é muito gratificante,é bom quando no fim de uma reunião uma amiga que entra de novo e vemos nos olhos dela o medo e a insegurança,quando sai à porta nos abraçar e beijar e agradecer porque está confiante,porque lhe demos a força que estava a precisar e a partir daquele momento ao ver o nosso exemplo começa a acreditar que consegue vencer esta doença.
Não é fácil mas quando a ajuda chega,quando temos confiança em quem nos segue tudo se supera.

A minha psicóloga hoje para mim além de medica é também uma grande amiga.Uma mulher maravilhosa sempre pronta a ajudar em tudo o que necessitamos.

 É graças a ela e ás minhas companheiras que hoje encaro a vida com muito otimismo e alegria.

O bolo nunca pode faltar,o champanhe oferta de uma amiga que acabou agora os tratamentos e as flores que oferecemos à nossa psicóloga.



15 comentários:

  1. Que lindo grupo e isso é maravilhoso! Uma apoia a outra, todas se ajudam!
    Parabéns! bjs,chica

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a toda equipe de tratamento e a vocês mulheres lutadoras e vitoriosas.
    Bjs,uma linda semana Natália.

    ResponderEliminar
  3. Que linda história de vida, misturado com um grande amor entrelaçados entre pessoas. Amei ler e ver as fotos, de pessoas guerreiras que são mais que vencedoras. Parabéns Natália. Deus continue abençoando e cuidando de todas. bjsss

    ResponderEliminar
  4. Lindo grupo!
    Parabéns pela vitória dessas mulheres!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Natalia.
    Que tudo seja passado e que vocês nunca voltem a passar por mas sofrimento.
    Um belo grupo de vencedoras.
    Agora é olhar para frente, com muita alegria.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. O seu post de hoje tocou-me muito profundamente. Imagino o quão fantástico é ter assim um grupo com quem desabafar medos e receios, com quem tirar dúvidas ao longo do percurso do tratamento. Eu tenho uma cunhada/amiga de coração, a passar por tudo isso e eu tenho lido tudo o que apanho para quado estou com ela poder ajudá-la um pouco, e entender o que ela sente neste ou aquele momento. Ela tem consultas de grupo com psicóloga, na CUF onde anda a ser seguida, mas penso que se a familia estiver bem inteirada de tudo o que a doente se vai deparar na caminhada da cura, será uma mais valia para dar apoio e entender toda a sintomatologia.
    Um bem haja a todo o grupo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia , que bela iniciativa, e que belas vitoriosas, estão de parabéns pela iniciativa e pela vitória ganha.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Oi querida, fico muito feliz e esperançoso quando vejo mulheres que enfrentaram o câncer e superaram através da força de vontade, através da medicina e através da fé. Vocês são vitoriosas. O meu carinho e admiração por vocês todas. Na minha família, minha avó (mãe da minha mãe) teve câncer de mama, extraio, passou por quimioterapias e radioterapias, foi forte, superou tudo com muita maestria e com o apoio da família venceu. Já fazem 5 anos que ela está aí contando a todos o que passou e saio como vencedora. Já este ano ela voltou a fazer exames e graças a Deus tudo continua em ordem. Deus abençoe vcs.

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. é um trabalho meritório sem dúvida; a doença não deixa nada imune, e aqueles que aceitam a ajuda de outrem merecem grande aplauso.

    ResponderEliminar
  10. Oi Natalia
    esses encontros fortalecem uma as outras.
    parabéns pela união e pela vitória de vida
    que seu grupo possa estimular outros.
    beijo, Zizi

    ResponderEliminar
  11. Muito bom quando se tem consciência dos cuidados e que se reúnem pessoas com mesmo objetivo.
    Muito lindo este encontro e que seja divulgado para ajudar outras pessoas que as vezes não tem condições.
    Parabéns para vocês.
    Um abração carinhoso amiga.
    Beijo no coração

    ResponderEliminar
  12. Boa noite amiga Natália!!!
    Confesso que mesmo sendo um tema difícil me senti feliz em ler seu post, quanta guerreiras pude ver e quanta alegria...sempre costumo dizer que Deus é perfeito no que faz...mesmo nos momentos difíceis sempre ganhamos outros bem melhores...também já tenho muitas amigas especiais por aqui...o carinho da equipe médica é sempre muito gratificante e estão sempre a nossa disposição aqui no hospital que faço meu tratamento (ACCCOM - Divinópolis / Minas Gerais)
    Que Deus nos dê muita saúde e sabedoria para vivermos sempre felizes e confiantes no tratamento sempre...
    Tenha uma noite feliz e abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderEliminar
  13. Oi, Natália!
    Que beleza de grupo! Sabermos que não estamos sós e que também podemos ajudar quem precisa de apoio, também nos fortalece. Parabéns pelo trabalho e pelas amizades conquistadas!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Natalia.
    Espero que estejas tudo bem, venho notando a sua ausência,espero que seja por um motivo alegre.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. A ti tudo te acontece,sinto muito que sofras com o cancro da mama!! Espero que esteja tudo bem contigo e que corra sempre tudo bem na tua vida!! Desejo-te as melhoras da tua doença!! Beijinhos e excelente fim-de-semana!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.