quinta-feira, abril 13

Poema do Afinal

No mesmo instante em que eu, aqui e agora,
limpo o suor e fujo ao sol ardente,
outros, outros como eu, além e agora,
estremecem de frio e em roupas se agasalham.
Enquanto o Sol assoma, aqui, no horizonte,
e as aves cantam e as flores em cores se exaltam,
além, no mesmo instante, o mesmo sol se esconde,
as aves emudecem e as flores cerram as pétalas.
Enquanto eu me levanto e aqui começo o dia,
outros, no mesmo instante, exactamente o acabam.
Eu trabalho, eles dormem; eu durmo, eles trabalham.
Sempre no mesmo instante.
Aqui é Primavera. Além é Verão.
Mais além é Outono. Além, Inverno.
E nos relógios igualmente certos,
aqui e agora,
o meu marca meio-dia e o de além meia-noite.
Olho o céu e contemplo as estrelas que fulgem.
Busco as constelações, balbucio os seus nomes.
Nasci a olhá-las, conheço-as uma a uma.
São sempre as mesmas, aqui, agora e sempre.
Mas além, mais além, o céu é outro,
outras são as estrelas, reunidas
noutras constelações.
Eu nunca vi as deles;
eles
nunca viram as minhas.
A Natureza separa-nos.
E as naturezas.
A cor da pele, a altura, a envergadura,
as mãos, os pés, as bocas, os narizes,
a maneira de olhar, o modo de sorrir,
os tiques, as manias, as línguas, as certezas.
Tudo.
Afinal
que haverá de comum entre nós?
Um ponto, no infinito.

António Gedeão

5 comentários:

  1. Muito profundo! Um ponto, no infinito! Profundo e belo! Bom dia, abraços!

    ResponderEliminar
  2. Linda profunda e bom questionamento nos faz a poesia! bjs, tuuudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Natalia.
    Uma linda poesia e bem profunda. Uma feliz Páscoa. Abraços.

    ResponderEliminar
  4. O poeta a nos interrogar. O que há de tão especial e único em cada um cada um de nós. Um questionamento bem interessante! E lá vamos nós meditar sobre as indagações que nos são feitas
    Beijos amiga Natália

    ResponderEliminar
  5. Lindo poema que vc compartilhou aqui. Vim desejar para vc um dia maravilhoso de Páscoa. Bjs querida amo vc e Deus ainda mais.

    ResponderEliminar

Amo quem chega trazendo Carinho, Sorrisos, Alegria e Paz para a nossa Vida.